"I'm not finished" - Edward, Mãos de Tesoura


Quem diria que a “Sessão da Tarde” passa filmes cults? Pois é, isso acontece cada vez menos, e por causa dessa peculiaridade, resolvemos começar por esse que é um dos melhores trabalhos de Tim BurtonEdward, mãos de tesoura.

O filme marca o início da parceria entre Depp e Burton, e apesar de ser narrado como se fosse uma história de ninar, mostra de um ângulo único o clássico formato “A Bela e a Fera”

Depois que seu criador morre, Edward continua vivendo escondido de todos na mansão. Peg Boggs, vendedora da Avon, (Dianne Wiest) o encontra e apesar do susto inicial o leva para sua casa. Depois de um começo turbulento, Edward a conquista a simpatia da família e dos fofoqueiros vizinhos de Peg.

Tim Burton tem como uma de suas principais características, o senso de humor para se contrapor ao bizarro, ao excêntrico. Um cientista (Vincent Price) que inventa uma criatura, mas morre antes de poder substituir suas tesouras por mãos de verdade, só poderia ser contada por um diretor como ele.

Os personagens são visivelmente clichês: os vizinhos clássicos representantes do “american dream”, Jim o namorado de Kim (Winona Rider), típico bad boy e mesmo a família que o adota só ajudam a acentuar ainda mais a singularidade de Edward, que com seu olhar triste, seu jeito desajeitado e suas poucas palavras (apenas 169 durante todo o filme) acaba se tornando o novo “bichinho de estimação” do bairro, inventando penteados e fazendo lindas esculturas de gelo.


gran finale acontece quando na noite de Natal, Jim (Anthony Michael Hall) no auge de seu ciúme, consegue convencer a vizinhança a se revoltar contra o “monstro” e eles literalmente o perseguem até a mansão onde ele fora criado, cena claramente inspirada em Frankstein.

Mas um dos recursos que mais prendem o espectador ao filme é a espetacular trilha sonora produzida por Danny Elfman, que nos faz mergulhar ainda mais na trama. Essa trilha é balanceada entre a leveza dos momentos de humor e a dramaticidade da perseguição final contra o “monstro”.

Edward, mãos de tesoura é uma obra-prima não só pela história, mas pelo conjunto da obra: cenário, trilha, personagens, atores e direção. Por isso é um filme que marcou a infância da maioria de nós.
               


Curiosidades:

1- Foi o último filme de Vincent Price;
2- Jim Carrey e Tom Cruise foram cogitados para o papel de Edward;
3- Michael Jackson, que comprou as luvas que Depp usou durante a filmagem, também quis o papel principal;
4- Nick Carter, do grupo Backstreet Boys, é a criança vista correndo pelo gramado quando Edward é levado para cidade;
5- As cicatrizes de Depp demoravam 1h e 45 min para ser feita e foram aumentando no decorrer do filme;
6- A proposta original do filme foi para ser um musical.

2 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    Muito bem elaborado, este filme marcou, e vc expressou o conteúdo dele de forma brilhante.

  1. Anônimo disse...:

    excelente!

Postar um comentário

 
Cult Station © 2010 | Designed by Trucks, in collaboration with MW3, Broadway Tickets, and Distubed Tour