Lust for Life - Trainspotting

Trainspotting - Sem Limites
 "Escolha uma vida, escolha um emprego. Escolha uma carreira, escolha uma família. Escolha uma televisão grande, máquina de lavar, carros, CD player, abridor de lata elétrico. Escolha saúde, colesterol baixo e plano dentário. Escolha prestações fixas para pagar. Escolha uma casa. Ter amigos. Escolha roupas e acessórios. Escolha um terno feito do melhor tecido. Se masturbar domingo de manhã pensando na vida. Sentar no sofá e ficar vendo televisão. Comer um monte de porcarias. Escolha uma família e se envergonhar de filhos egoístas, que pôs no mundo para substituí-lo. Escolha uma vida. Escolha uma vida."

É com essa sucessão de frases que a história se inicia. Quem as profere é o personagem principal, Mark Renton, interpretado por um Ewan McGregor bem antes de ser tornar o famoso Obi-Wan Kenobi em sua  juventude.

A primeira vista, Renton nada mais é do que um punk no seu sentido mais literal. Ou seja, um vagabundo, um rebelde. Um outsider. E o que parece ser a comprovação vem logo a seguir:


Mark Renton
Por que eu iria querer isto? Preferi não ter uma vida. Preferi outra coisa. E os motivos? Não há motivos. Para que motivos, se tem heroína?

Entretanto, o que Mark Renton esconde do espectador é que, por trás dessa aparente recusa por viver "normalmente", há um imenso desconforto perante uma sociedade escocesa estagnada, chata, sem muito o que fazer e totalmente dependente dos colonizadores ingleses.

Esse é o mote de Trainspotting. Na gíria escocesa, trainspotting é qualquer atividade sem sentido, algo que é uma total perda de tempo. E é exatamente assim que Renton, Sick Boy (Jonny Lee Miller), Spud (Ewen Bremner), Frank Begbie (o excelente Robert Carlyle) e Tommy (Kevin McKidd) vivem. Bebida, futebol e heroína. É isso, e somente isso que há para se fazer.
Originalmente,Trainspotting é um livro, escrito entre 1988 e 1990, por Irvine Welsh. Teve sua primeira publicação em 1992 no Reino Unido. Já em 1994 se tornou um grande sucesso no teatro (na peça, Bremner foi quem viveu Renton). Em 1996, Danny Boyle levou o livro às telas.

Welsh jamais imaginou que uma história sobre drogados da classe trabalhadora de Edimburgo pudesse fazer tanto sucesso. Para engano dele (e sorte nossa), tanto o livro quanto o filme se tornaram cult instantaneamente.

Sick Boy, Renton, Tommy e Spud
E a principal contribuição que o filme trouxe foi a de ser exatamente o oposto de um filme de arte engajado. Danny Boyle e o roteirista John Hodge conseguiram, com extrema maestria, mostrar que os jovens escoceses não vítimas, mas meros consumidores da vida que lhes era oferecida. Ou, nas palavras do próprio Mark Renton: "Os tempos estavam mudando, as drogas estavam mudando e as pessoas estavam mudando".

Além do excelente ritmo narrativo (que prende a atenção em todos os seus 94 minutos de duração), a trilha sonora é tão importante que pode ser até mesmo considerada como uma "atriz secundária. Os destaques ficam por conta de Iggy Pop, Lou Reed, BlurPulp, Primal Scream e até mesmo Ice MC, que além de marcarem pontos chaves na película, servem ao espectador como um elemento de inserção na atmosfera dos jovens da Escócia e Inglaterra na virada da década de 80 para a década de 90.

Muito além de somente "endeusar" a heroína, Trainspotting propõe uma reflexão a quem assiste. Viver não é tão simples quanto se prega e, às vezes, é necessário que se esteja no "pior banheiro da Escócia" para  perceber o quão fundo podemos chegar ao fazermos nossas escolhas.

Sick Boy, Renton, Begbie e Spud
E você, escolhe viver?














Para quem se interessa por ir além do filme (afinal, essa é a proposta dos filmes cult), o Cult Station disponibiliza a degustação dos livros Trainspotting e sua continuação, Pornô (ambos lançados pela editora Rocco), além do roteiro do filme no idioma original, nos links a seguir.

2 comentários:

  1. Ariadne disse...:

    Até agora, o blog tem sido fiel à sua proposta. Ótimas escolhas!

Postar um comentário

 
Cult Station © 2010 | Designed by Trucks, in collaboration with MW3, Broadway Tickets, and Distubed Tour