"You are so pretty" - Meninos Não Choram



Meninos Não Choram conta a história real de Teena Brandon. Nascida em Lincoln, Nebraska, desde criança a jovem tinha um jeito masculina e na adolescência assumiu uma identidade de homem: Brandon Teena. Seu jeito delicado e atencioso fazia muito sucesso com as garotas que diziam não saber que ela era mulher. Foi internada em instituições psiquiátricas, se envolveu em roubo de carros e, em 1993, acaba indo morar na pequena cidade de Falls City, no interior do Nebraska. 


Produzido em 1999 pela diretora Kimberly Peirce, o filme conta o período da vida de Teena em Falls City. A garota foi brilhantemente representada pela até então pouco conhecida, Hillary Swank. A atriz se dedicou tanto na elaboração da personagem que passou um mês andando pelas ruas de Los Angeles vestida como homem. Quando alguém percebia que ela era mulher, voltava pra casa e tentava descobrir o que a havia denunciado.

Durante o filme é visível a paixão nos olhos de Brandon a cada conquista como homem (como a cena em que ele patina com a garota ou quando surfa na carroceria da caminhonete). A gentileza e o jeito atencioso não mudaram, mas a cada momento ela ia ficando mais masculina. Deixa de usar meias dentro da calça, para usar um pênis de plástico e pensava em fazer a cirurgia para mudança de sexo. 

Essa transformação faz com que o espectador crie uma certa "raiva" de Brandon pois, ao chegar em Falls City, ela conhece um grupo e se apaixona a primeira vista por Lana (Chloë Sevigny). Mas essa paixão não é suficiente para que Brandon assuma que é Teena. Ao mesmo tempo, o desenrolar da história dos dois é encantadora. É um amor muito mais que sexual: os dois dividem sonhos, ambições e essa ligação vai se aprofundando com o decorrer da história, fazendo com que o espectador esqueça o asco e se apaixone pelo casal.
John (Peter Sarsgaard), Tom (Joseph II Gibson), Candace (Alicia Goranson) e Kate (Alison Folland) são os outros membros do grupo que praticamente adotam "o" jovem. John, macho-alfa, começa a sentir inveja de toda a atenção dispensada ao forasteiro. O auge de seu ciúme vem quando Lana, ex-namorada dele, começa a se relacionar com Brandon. E, devido exatamente ao ciúme, John começa a investigar a vida de Brandon e acaba descobrindo seu segredo. E a vida de sonhos da jovem se transforma em um pesadelo.

E é nesse clima tenso que a ambivalência do grupo se torna mais clara. John e Tom, que começaram sendo os mais receptivos, se tornaram os maiores inimigos da jovem. Candace, a primeira a descobrir, é quem conta para John mas posteriormente se arrepende e tenta ajudar Brandon a fugir. Lana, diz não se importar se Brandon "é mico ou macaco", mas hesita na hora de fugir com sua paixão.

Meninos Não Choram é um filme forte pois mostra como a sociedade reage quando confrontada com algo "diferente" e como as pessoas lidam com as próprias diferenças. Enquanto pensavam que ela era Brandon, todos a adoravam. Mas, ao descobrirem sua verdadeira identidade sexual, eles a confrontam, atacam. De melhores amigos, praticamente uma família, eles se tornam seus algozes.




Você sabia?

  • A busca pela atriz ideal para interpretar Teena Brandon levou quase 3 anos.
  • Apesar de no Brasil a história dela ser pouco conhecida, nos EUA foram escritos vários livros contando sua história.
Cult por quê?

O filme nos mostra uma violência e um preconceito injustificados contra uma homossexual que, apesar de ter problemas, era uma pessoa com um coração imenso. Mas, maior que esse coração era a crise de identidade que ela sofre a vida inteira.
E uma das maiores marcas que essa história deixa, uma das coisas que mais nos faz pensar depois de assistir ao filme, é como ela se rejeita. Durante toda a película ela rejeita sua figura de mulher e parece tentar esquecer qual é seu sexo biológico. Acredita plenamente que não é lésbica mas sim um homem.
O dilema passado pelos transexuais é mostrado na tela não através de uma estória, mas sim de uma história. E real. De uma mulher que viveu, sofreu e passou por tudo isso.




Para quem se interessar:


Documentário em inglês "The true story of Brandon Teena - Behind boys don't cry" - http://www.youtube.com/watch?v=WGt21bCOvVM (parte 1 de 6)
http://www.youtube.com/watch?v=W-VwbNeBEz0&feature=related (parte 2 de 6)
http://www.youtube.com/watch?v=Yt989C8dsqk&feature=related (parte 3 de 6)
http://www.youtube.com/watch?v=FFkwJO1vg3I&feature=related (parte 4 de 6)
http://www.youtube.com/watch?v=CDugpJ2zc58&feature=related (parte 5 de 6)
http://www.youtube.com/watch?v=fsmH0jodhSU&feature=related (parte 6 de 6)

3 comentários:

  1. Sissy disse...:

    Oi!
    Amo ler tudo de bom no seu blog, por isso tem selinho para você no meu blog, passa lá!
    http://sissyentreartes.blogspot.com/

  1. Rosaesouza disse...:

    Aqui está o download
    http://filmesclassicoselivros.blogspot.com/2011/10/meninos-nao-choram-boys-dont-cry-1999.html

  1. Carlos d'Andréa disse...:

    Pessoal, estou gostando das análises! Reforço a sugestão para que indiquem vídeos com as cenas comentadas, no YouTube deve ter.

    Acho que vale a pena vocês fazerem um post "frio" dissecando a palavra Cult...

Postar um comentário

 
Cult Station © 2010 | Designed by Trucks, in collaboration with MW3, Broadway Tickets, and Distubed Tour